Clínica Odontológica Karine Chaves: Descubra qual o jeito certo de usar o fio dental

Mar 08, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Muitos o negligenciam, mas usar o fio dental diariamente é tão importante quanto escovar os dentes. Isso porque, em conjunto com a escova, o fio também é um grande aliado na batalha contra o tártaro e as cáries, causadores da gengivite e do mau hálito.

Para destacar a importância do fio dental, explicamos como usá-lo adequadamente e quais são seus principais benefícios!

Jeito certo de usar

Como tudo na vida, o fio dental precisa ser usado corretamente para que cumpra seu objetivo. Então, segue o passo a passo para você não errar na hora da higienização!

  • Utilize entre 20 e 25 cm de fio, amarrando as extremidades nos dedos indicador e médio;
  • Segure firmemente a linha em volta do dente a ser limpo, de maneira que lembre a letra “C”;
  • Faça movimentos para a frente e para trás, buscando remover a sujeira, seguindo cuidadosamente as curvas dos dentes.

Antes ou depois?

Sempre surge a mesma dúvida quando pensamos no fio dental: ele deve ser usado antes ou depois da escovação? Geralmente, escovar os dentes primeiro é mais comum, mas, na verdade, a ordem não importa muito. O importante mesmo é realizar corretamente os procedimentos, tanto na escovação quanto no uso do fio dental. Essa é a forma mais adequada de remover a placa bacteriana, responsável por causar a cárie dentária.

A culpa não é dele

É comum as pessoas acharem que, se a gengiva sangra durante a higienização bucal, a culpa é do fio dental. E por isso, acabando dispensando seu uso. Mas, os sangramentos costumam acontecer por outros motivos: passar o fio muito rápido ou com muita força, por exemplo.

Gengiva em dia

Sabe aquela dor de dente que ás vezes resolve atacar? Ela pode ser facilmente evitada com uma rotina diária de limpeza que inclua o fio dental. Problemas da gengiva, como gengivite e periodontite, também entram nessa lista, já que acontecem por causa da falta do fio na higiene bucal.

Por isso, use e abuse do fio dental na sua rotina de saúde bucal e conquiste um sorriso mais saudável!

Karine Chaves de Oliveira

Cirurgiã Dentista-Especialista em implantes.

CRO-MG:34130

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região