Cerca de 500 pessoas são qualificadas em cursos do Senar-MG, realizados em parceria com a Aperam BioEnergia, em 2018

Dez 19, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Mais de 1,2 mil horas de capacitação, em 45 turmas, geraram a oportunidade de qualificar mais de 500 pessoas nos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Minas Novas e Veredinha, ao longo do ano de 2018. Os indicadores são fruto de uma parceria entre Serviço de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e Aperam BioEnergia para realizar cursos de qualificação que possibilitem aos moradores mais chances de se destacar no mercado de trabalho e gerar renda para as famílias.

Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, o resultado expressivo é proveniente de uma parceria que inclui também os mobilizadores locais, instituições localizadas nos municípios das áreas de influência da Aperam BioEnergia. “Mais do que números e indicadores, esse resultado representa mudanças e melhorias nas vidas dessas pessoas, que passam a vislumbrar um futuro diferente quando têm acesso ao conhecimento”, ressalta o gestor.

Última rodada de 2018

Na primeira quinzena de dezembro, três cursos encerraram a programação do ano, possibilitando a capacitação de mais de 30 moradores de Minas Novas, Capelinha e Itamarandiba. As capacitações foram realizadas entre os dias 3 e 14 de dezembro, nas comunidades.

A oportunidade de aumentar a renda das famílias foi um dos principais objetivos do curso de “Compotas, frutos cristalizados, geleias e doces em pasta”, realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro, na Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha (Acodef). Com carga horária total de 40 horas, 11 participantes aprenderam todas as etapas do processo de produção, incluindo valor nutricional dos alimentos, seleção dos frutos, equipamentos, pesagem, preparo e comercialização.

Em Minas Novas, na comunidade de Ribeirão da Folha, 12 moradores foram qualificados pelo curso de “Solda”. Ministrado em 24 horas/aula, de 10 a 14 de dezembro, o curso ensinou desde como usar os materiais, equipamentos e componentes da solda à execução do serviço. Também detalhou o processo de análise e preparação do ambiente, manutenção e limpeza dos equipamentos, identificação dos materiais de base, escolha de eletrodos e tipos de solda.

A Associação Amar e Renascer (Fazenda Aamar) de Capelinha recebeu o curso de “Operador de Trator Agrícola”, também na semana de 10 a 14 de dezembro. Ao todo, 12 residentes aprenderam a conduzir, regular e conservar o trator agrícola e seus implementos. E ainda receberam informações sobre o sistema elétrico, hidráulico, de alimentação, lubrificação e funcionamento dos motores, além da simbologia da máquina, normas de segurança e leis ambientais regulamentadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) também foram transmitidas durante o curso, que teve duração de 40 horas/aula.

Mobilização e novos cursos

Em 2018, o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capelinha, o Clube Galope de Veredinha e de Turmalina e a Associação Comunitária de Promoção e Incentivo aos grupos de produção alternativa de Minas Novas (ASCOPI) foram mobilizadores locais dos cursos do Senar-MG, realizados com o apoio da Aperam BioEnergia, divulgando cursos, auxiliando nas inscrições e trazendo demandas das comunidades.

A programação de capacitações para o próximo ano já está em fase de planejamento. Os interessados devem procurar os mobilizadores locais ou a área de Responsabilidade Social da Empresa para mais informações.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoCerca de 500 pessoas são qualificadas em cursos do Senar-MG, realizados em parceria com a Aperam BioEnergia, em 2018