Atenção Itamarandiba e região: produtores rurais de todo país devem cadastrar suas propriedades no CAR

Nov 04, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

...

Cadastro é obrigatório para acesso a linhas de crédito e registro de imóveis rurais

 

O Que é o CAR?

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Para que Serve?

Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651 de 25 de maio de 2012 e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O que acontece se eu não fizer o Cadastro?

A não realização do CAR poderá restringir o acesso do proprietário/posseiro a linhas de crédito federal ou programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual. Além disso, caso o proprietário/posseiro possua em sua área Reserva Legal e/ou Áreas de Proteção Permanente (APP) a recuperar, ele estará sujeito às penalidades impostas pela legislação vigente e não gozará de qualquer benefício previsto com o novo Código Florestal, como a diminuição da área de APP a recuperar em determinados casos  e possibilidade de computar a áreas de APP como Reserva Legal.

Prazos

 O prazo é de um ano para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural. Esse prazo se encerrará no dia 06/05/2015, mas poderá ser prorrogado por mais um ano 06/05/2016.

Como Fazer o CAR?

 

            Para obter o Car de maneira, eficiente, segura e barata procure a Pontual Soluções AgroAmbientais. Uma empresa com experiência no ramo que possui excelente infraestrutura e pessoal qualificado para melhor lhe atender, venha nos visitar. 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoAtenção Itamarandiba e região: produtores rurais de todo país devem cadastrar suas propriedades no CAR