Aperam BioEnergia realiza 9ª Sipin: Evento mobilizou empregados e comunidades em prol da conscientização e prevenção dos incêndios florestais

Jul 12, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Mobilizar empregados, líderes, formadores de opinião, referências das comunidades e alunos das escolas da região, transmitindo informações para evitar a ocorrência de incêndios e queimadas em florestas plantadas, nativas e áreas cultiváveis. Com esse principal objetivo, a Aperam BioEnergia realizou entre os dias 2 e 6 de julho a 9ª edição da Semana Integrada de Prevenção a Incêndios (Sipin).

Esse ano, o evento adotou o lema “Um incêndio é difícil apagar até da memória. Quem viu de perto nunca esquece”. A campanha de divulgação contou com participação e depoimento de brigadistas da Empresa e moradores que testemunharam situações difíceis relacionadas aos incêndios florestais.

Um desses personagens que deram voz à campanha é a dona Maria da Conceição, da comunidade de Santo Antônio do Fanado, de Capelinha. A moradora que já passou pela triste experiência de testemunhar um incêndio na localidade onde mora. “Foi um verdadeiro terror. Corremos apavorados mata adentro, quando vimos tudo pegar fogo”, relatou.

Mobilização

O evento, que teve apoio da Polícia Ambiental, envolveu os empregados e mobilizou as comunidades de Minas Novas (Forquilha e Imbiruçu), Capelinha (Vendinhas) Turmalina (José Silva, Campo Alegre e Campo Buriti) e Itamarandiba (Contrato). A Sipin integra a Campanha Anual de Prevenção aos Incêndios da Aperam BioEnergia, que se estende até setembro, com muitas ações nos cinco municípios de abrangência da Empresa, sobretudo nas comunidades rurais.

Durante a Semana Integrada, reuniões especiais diárias nos Diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DSMS) envolveram empregados dos escritórios e frentes de serviço da Empresa. Na empresa, ainda houve distribuição de material informativo e simulação de evacuação em caso de incêndio, em Capelinha e Itamarandiba. Nas comunidades, as atividades também foram bem focadas e envolveram alunos e moradores em palestras educativas, blitz e ações de panfletagem.

Na Sipin 2018, mais uma vez a Aperam BioEnergia reforçou com os participantes a importância do envolvimento e conscientização de toda a sociedade para a preservação ambiental. “Cada vez mais, queremos estimular a conscientização, mostrar que todos podem e devem ser atuantes no processo de proteção e preservação dos recursos naturais. O papel das comunidades é essencial para ajudar a cuidar das florestas e conter queimadas criminosas. Nossas matas representam vida”, reforçou o supervisor de Processos da Silvicultura da Empresa, Geraldo Vitor.

Legislação Ambiental

De modo especial, a Polícia Ambiental apresentou aos moradores as causas, consequências, os riscos e perigos das queimadas e dos incêndios florestais, bem como os principais impactos ambientais e sociais causados por essas ações. A corporação foi representada pelos sargentos Roberto, Wanderson e Wellington.

Os representantes explicaram, de forma esclarecedora para as comunidades, sobre a questão criminal que envolve os incêndios florestais. “A prática da queimada sem a devida autorização dos órgãos ambientais é considerada crime. Tanto quem pratica a ação como quem omite informações a respeito do ato estão incorrendo esta prática”, falaram.

Incêndio florestal é considerado crime pelo artigo 250 do Código Penal e artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, e pode resultar em multa ou pena de 3 a 6 anos de reclusão.

Panfletagem nas casas

Uma das atividades de maior destaque da programação a Sipin 2018 foram as ações efetivas de panfletagem. A equipe da Aperam BioEnergia abordou os moradores de porta em porta, entregando material informativo e explicando sobre a importância do envolvimento de cada um para a preservação das florestas.

0800

A Empresa disponibiliza um canal gratuito e confidencial de informações. Se algum morador presenciar um foco de incêndios ou quiser obter mais informações fazer contato pelo telefone 0800 030 5540.

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoAperam BioEnergia realiza 9ª Sipin: Evento mobilizou empregados e comunidades em prol da conscientização e prevenção dos incêndios florestais