Acodef do Bairro Fazendinha e Centro Social Mali Martin têm projetos aprovados e receberão recursos da Fundação Aperam Acesita

Nov 08, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

As 10 organizações sociais do Vale do Jequitinhonha contempladas pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita 2018/2019 já se preparam para executar as ações dos seus projetos. Na tarde da última quinta-feira (1º/11), no escritório da Aperam BioEnergia em Capelinha, os representantes das entidades selecionadas nesta edição assinaram os convênios que autorizam o repasse dos recursos e a realização das iniciativas.

Na sétima edição do Edital de Projetos, a Fundação Aperam Acesita selecionou no total 13 instituições sociais, que incluem também três entidades do Vale do Aço, localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America. Os investimentos para esta edição somam aproximadamente R$ 130 mil. Em média, 2 mil pessoas serão beneficiadas pelos projetos.

O gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, destacou os ganhos que o Edital de Projetos traz para o Vale do Jequitinhonha, viabilizado com o apoio da Empresa. “Temos orgulho em dizer que, nas últimas seis edições, alcançamos mais de 6 mil pessoas com os projetos realizados com recursos repassados pela Fundação Aperam. Isso representa a valorização dos moradores da nossa região e reforça as ações permanentes realizadas pela Aperam BioEnergia, que ao longo do tempo, promovem o desenvolvimento das nossas comunidades”, frisa Raimundo.

Educação

O projeto “Tocando em frente”, da Caixa Escolar Professora Ritinha Gomes, de Minas Novas está entre os projetos contemplados na edição 2018/2019 do Edital de Projetos. Voltadas para 48 alunos, divididos em duas turmas com idade entre 6 e 14 anos, as atividades serão realizadas de março a agosto de 2019. Incluem oficinas musicais de violão, instrumentos de sopro (flauta doce), percussão; e oficinas de danças e cantigas culturais, que despertem o interesse pela arte, cultura e meio ambiente.

Segundo a diretora da Escola Estadual de Ribeirão dos Santos e proponente do projeto Márcia Angélica Vieira, esta é a segunda vez que a unidade de ensino receberá atividades socioeducativas custeadas pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita. “Esse recurso representa uma nova oportunidade de proporcionar aos nossos alunos novas  aprendizagens, habilidades com a música, dança e cultura, promovendo o desenvolvimento intelectual e social das crianças e adolescentes, com a expansão do período de permanência diária delas nas atividades da escola. Também aproxima os pais e toda comunidade escolar com participação efetiva nas atividades”, revela Márcia.

Trabalho e renda

A Associação dos Apicultores de Minas Novas (AAPIMN) também receberá recursos da sétima edição do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita por meio do projeto aprovado “Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo”. Com o apoio também da Aperam BioEnergia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas e Associação de Promoção e Apoio à Produção (Ascopi), a associação quer ampliar as oportunidades para mais moradores da cidade se tornarem apicultores.

O presidente da AAPIMN, José Júlio Lourenço Sampaio, conta que o projeto prevê a aquisição de colmeias, insumos e materiais necessários à atividade apícola, como indumentárias e algumas ferramentas indispensáveis para o manejo das colméias. “É motivo de muita alegria sermos contemplados pelo Edital da Fundação Aperam, pois cada pessoa que faz o curso de Apicultura, se associa à entidade e poderá ser beneficiado pelo projeto, se tornando um produtor em potencial, automaticamente trazendo renda para sua família e para o município. Assim, vamos desenvolvendo e fortalecendo a cadeia produtiva do mel em Minas Novas”, comemora José Júlio.

Desde 2012

Educar, gerar trabalho e renda, ensinar práticas sustentáveis, promover a inclusão social, a cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos. Esses são os princípios que norteiam o Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, que desde 2012 investe em projetos de organizações sociais do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Aço. O objetivo é proporcionar melhorias das condições de vida para moradores das localidades de atuação da Aperam South America e da Aperam BioEnergia.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoAcodef do Bairro Fazendinha e Centro Social Mali Martin têm projetos aprovados e receberão recursos da Fundação Aperam Acesita