Notícias da Região
Avalie este item
(0 votos)
Prefeitura de Itamarandiba realizará leilão de parte da frota municipal

Está marcado para o dia 12 de dezembro de 2018, às 14h00, um grande leilão de parte da frota municipal de Itamarandiba. São diversos veículos disponíveis, entre outros, como carros populares, utilitários, pneus, equipamentos para tratores, etc.

Os interessados poderão visualizar os itens disponíveis e se inscrever para lances no link https://goo.gl/NzYZYt 

No link acima também está disponível o Edital do leilão. 

Os bens poderão ser visitados no PÁTIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARANDIBA, SITA A RUA TABELIÃO ANDRADE, 205 CENTRO- ITAMARANDIBA-MG. 

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Celebrar o Natal também é ajudar quem não tem o que comer

Além de todo o trabalho socioeducacional realizado diariamente em favor de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade em todo o país, a Legião da Boa Vontade promove diversas campanhas de socorro às populações que enfrentam desafios sociais como a escassez de alimentos. Entre as iniciativas, a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, realizada tradicionalmente pela Instituição, neste ano tem como meta arrecadar mil toneladas de alimentos não perecíveis (um milhão de quilos) e beneficiar 50 mil famílias atendidas nas cinco regiões brasileiras pelos programas socioassistenciais da Legião da Boa Vontade e também por organizações parceiras.

A campanha vem recebendo o apoio de colaboradores, voluntários, artistas, esportistas, empresários e estudantes, que estão mobilizando a população numa grande ação solidária para arrecadar os alimentos e, assim, proporcionar um Natal digno e sem fome a milhares de famílias. Diversos veículos de comunicação e profissionais da mídia também estão engajados na divulgação da campanha, que reforça a importância de celebrar o Natal ajudando também aqueles que não tem o que comer.  

Sua atitude vale muito

O objetivo é entregar a cada família uma cesta contendo itens de acordo com os costumes de cada região, tais como: arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca e de trigo, fubá, goiabada, massa para bolo, extrato de tomate, massa para cuscuz, carne de charque, entre outros. As doações para a campanha podem ser feitas no site www.lbv.org, pelo telefone 0800 055 50 99 ou ainda em uma das unidades de atendimento da LBV no Brasil (confira o endereço mais próximo acessando www.lbv.org/enderecos).

Natal Permanente da LBV

Vale ressaltar que as ações da Legião da Boa Vontade são movidas pelo ideal de Fraternidade Ecumênica e tem como inspiração os ensinamentos e exemplos de Jesus, o Cristo Ecumênico. Desde 1940, a LBV instituiu o seu Natal Permanente numa campanha contra a fome e a pobreza e ao longo de quase 70 anos tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida das populações menos favorecidas. Além do amparo imediato e da constante atuação nos campos da assistência social e da educação, que vêm mudando o destino de milhares de pessoas, a LBV tem tradicionalmente mobilizado a sociedade brasileira a fim de proporcionar um Natal melhor a famílias em todo o Brasil. 

 

Avalie este item
(0 votos)
Mulheres de Itamarandiba recebem capacitação sobre empreendedorismo através de parceria entre Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita e Junior Achievement

Com o objetivo de desenvolver e fortalecer o perfil empreendedor das mulheres de Itamarandiba,  a Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia promoveram uma capacitação em parceria com a Junior Achievement de Minas Gerais, que desenvolve projetos para despertar o espírito empreendedor.

Realizada nos dias 6 e 7 de novembro, na sede da Associação Comunitária de Defesa das Famílias  do Bairro Fazendinha (Acodef), a capacitação beneficiou também mulheres das comunidades rurais de Setúbal e Santa Joana. Participaram dos encontros 27 mulheres que já atuam em projetos acompanhados pela Aperam BioEnergia, incluindo os grupos de costureiras da Acodef e do  Programa Dê Alças a Reciclagem.

De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, esta ação é mais uma forma de valorizar as atividades já desenvolvidas pelas mulheres de Itamarandiba. “As capacitações da Junior Achievement incentivam o autoconhecimento, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, que fortalecem e empoderam os grupos de mulheres das comunidades”, defende Venilson.

Planejamento

Uma das participantes do treinamento Mulheres Empreendedoras, Marli Aparecida Assereui Bravo, obteve uma nova visão sobre a gestão de uma empresa ao final da capacitação. “Antes de participar do grupo de costureiras da Acodef, já trabalhava no lava-jato da minha família. E com os conhecimentos do curso, aprendi como planejar melhor e economizar, baixando custos dos serviços que prestamos, que vão servir tanto para o lava-jato como para o projeto de corte e costura”, conta Marli, participante da oficina de costura da Acodef.

Com 12 horas de duração, acapacitação abordou o desenvolvimento de atitudes de liderança, o trabalho em equipe, organização de tarefas, como traçar metas para o alcance dos objetivos, negociação em situações complexa se dinâmicas e melhor compreensão de ferramentas para gestão financeira. Acapacitação encerrou com a elaboração de um Plano de Negócios.

 

Junior Achievement

Como uma das maiores ONGs do mundo voltada para jovens, a Junior Achievement os prepara para o mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Oferece experiências práticas em educação financeira, preparação para o trabalho e empreendedorismo há mais de 100 anos. A cada ano, a rede conta com mais de 460 mil voluntários e atende cerca de 10 milhões de estudantes em 100países.

Avalie este item
(0 votos)
Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba disponibiliza Teste da Orelhinha no CEM - Centro de Especialidades Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando gratuitamente o Teste da Orelhinha. O equipamento para o exame foi adquirido pela Prefeitura de Itamarandiba, a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pequenos cidadãos itamarandibanos. Foram investidos R$15.000,00 reais na compra do aparelho que está disponível no CEM - Centro de Especialidades Municipal.

 Teste da orelhinha

O teste da orelhinha, chamado de Emissões Otoacústicas, é um exame simples, rápido e sem dor, utilizado na identificação de perda auditiva em recém-nascidos. O teste da orelhinha deve ser realizado preferencialmente até os três meses de vida, para que a intervenção fonoaudiológica aconteça até os seis meses, possibilitando a criança desenvolver a linguagem de forma muito parecida a de uma criança ouvinte. De acordo com a lei nº 12.303, 2 de agosto de 2010 é obrigatório a realização do teste de orelhinha em todos os bebês. A incidência da surdez congênita é bastante alta quando comparada com outras doenças que podem ser encontradas em recém-nascidos.

O teste da orelhinha é realizado todas às sextas-feiras no período das 13 às 17 horas no CEM- (Centro de Especialidades Municipal) na Rua Tabelião Andrade, 90; Centro de Itamarandiba.

Vale ressaltar que os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima e conversar com seu médico ou enfermeira, para solicitar o exame.

Avalie este item
(0 votos)
Agora é Lei! Órgãos Públicos estão proibidos de exigir reconhecimento de firma e autenticação de documentos

Foi recentemente sancionada a Lei Federal nº 13.726/2018, que tem por objetivo desburocratizar e simplificar o atendimento aos cidadãos nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

A partir de agora os órgãos públicos não poderão exigir reconhecimento de firma, autenticação de cópia de documento, além de apresentação de certidão de nascimento, título de eleitor (exceto para votar ou registrar candidatura) e autorização com firma reconhecida para viagem de menor se os pais estiverem presentes no embarque.

Para viabilizar seu cumprimento, a nova legislação determina que o servidor deverá comparar a assinatura do cidadão com a assinatura que consta no documento de identidade oficial.

Já para a dispensa de autenticação de cópia de documento, deverá o servidor público comparar o original e a cópia.

Já a dispensa da apresentação da certidão de nascimento deverá ocorrer quando o cidadão apresentar sua carteira de identidade civil, identidade expedida por conselho de fiscalização profissional, carteira de trabalho por tempo de serviço - CTPS, entre outras.

Quando não for possível fazer a comprovação de regularidade da documentação, o cidadão poderá firmar declaração escrita atestando a veracidade das informações. Em caso de declaração falsa, haverá sanções administrativas, civis e penais (falsidade ideológica).

A lei também determina que os órgãos públicos não poderão mais exigir a apresentação de documento expedido por outra entidade ou órgão do mesmo poder e esfera de governo, com exceção da certidão de antecedentes criminais, informações sobre pessoa jurídica e outras expressamente previstas em lei.

Vale a pena conhecer a íntegra da Lei Federal nº 13.726/2018 para se inteirar melhor sobre seus direitos.

 

Sabrina Ferreira

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Avalie este item
(0 votos)
Acodef do Bairro Fazendinha e Centro Social Mali Martin têm projetos aprovados e receberão recursos da Fundação Aperam Acesita

As 10 organizações sociais do Vale do Jequitinhonha contempladas pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita 2018/2019 já se preparam para executar as ações dos seus projetos. Na tarde da última quinta-feira (1º/11), no escritório da Aperam BioEnergia em Capelinha, os representantes das entidades selecionadas nesta edição assinaram os convênios que autorizam o repasse dos recursos e a realização das iniciativas.

Na sétima edição do Edital de Projetos, a Fundação Aperam Acesita selecionou no total 13 instituições sociais, que incluem também três entidades do Vale do Aço, localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America. Os investimentos para esta edição somam aproximadamente R$ 130 mil. Em média, 2 mil pessoas serão beneficiadas pelos projetos.

O gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, destacou os ganhos que o Edital de Projetos traz para o Vale do Jequitinhonha, viabilizado com o apoio da Empresa. “Temos orgulho em dizer que, nas últimas seis edições, alcançamos mais de 6 mil pessoas com os projetos realizados com recursos repassados pela Fundação Aperam. Isso representa a valorização dos moradores da nossa região e reforça as ações permanentes realizadas pela Aperam BioEnergia, que ao longo do tempo, promovem o desenvolvimento das nossas comunidades”, frisa Raimundo.

Educação

O projeto “Tocando em frente”, da Caixa Escolar Professora Ritinha Gomes, de Minas Novas está entre os projetos contemplados na edição 2018/2019 do Edital de Projetos. Voltadas para 48 alunos, divididos em duas turmas com idade entre 6 e 14 anos, as atividades serão realizadas de março a agosto de 2019. Incluem oficinas musicais de violão, instrumentos de sopro (flauta doce), percussão; e oficinas de danças e cantigas culturais, que despertem o interesse pela arte, cultura e meio ambiente.

Segundo a diretora da Escola Estadual de Ribeirão dos Santos e proponente do projeto Márcia Angélica Vieira, esta é a segunda vez que a unidade de ensino receberá atividades socioeducativas custeadas pelo Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita. “Esse recurso representa uma nova oportunidade de proporcionar aos nossos alunos novas  aprendizagens, habilidades com a música, dança e cultura, promovendo o desenvolvimento intelectual e social das crianças e adolescentes, com a expansão do período de permanência diária delas nas atividades da escola. Também aproxima os pais e toda comunidade escolar com participação efetiva nas atividades”, revela Márcia.

Trabalho e renda

A Associação dos Apicultores de Minas Novas (AAPIMN) também receberá recursos da sétima edição do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita por meio do projeto aprovado “Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo”. Com o apoio também da Aperam BioEnergia, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas e Associação de Promoção e Apoio à Produção (Ascopi), a associação quer ampliar as oportunidades para mais moradores da cidade se tornarem apicultores.

O presidente da AAPIMN, José Júlio Lourenço Sampaio, conta que o projeto prevê a aquisição de colmeias, insumos e materiais necessários à atividade apícola, como indumentárias e algumas ferramentas indispensáveis para o manejo das colméias. “É motivo de muita alegria sermos contemplados pelo Edital da Fundação Aperam, pois cada pessoa que faz o curso de Apicultura, se associa à entidade e poderá ser beneficiado pelo projeto, se tornando um produtor em potencial, automaticamente trazendo renda para sua família e para o município. Assim, vamos desenvolvendo e fortalecendo a cadeia produtiva do mel em Minas Novas”, comemora José Júlio.

Desde 2012

Educar, gerar trabalho e renda, ensinar práticas sustentáveis, promover a inclusão social, a cidadania e o reconhecimento dos direitos humanos. Esses são os princípios que norteiam o Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, que desde 2012 investe em projetos de organizações sociais do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Aço. O objetivo é proporcionar melhorias das condições de vida para moradores das localidades de atuação da Aperam South America e da Aperam BioEnergia.

Pagina 1 de 97

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da Região