CMDCA/Itamarandiba promove VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Mar 26, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, promoveu, no último dia 23 de março, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itamarandiba.

O evento, realizado no auditório do Centro Social Mali Martin, contou com a presença do Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Rita de Cássia Fernandes Couto, Presidente do CMDCA/Itamarandiba, Sra. Maria do Socorro Lima Oliveira, Presidente da Câmara Municipal, Sr. Eduardo César Moreira, ex-prefeito, no ato representando a Subseção da OAB/Itamarandiba, Sr. Afonso Arinos de Campos Gandra, e, ainda, com a participação dos conselheiros tutelares, representantes de entidades filantrópicas, empresas locais, órgãos públicos, sociedade civil, alunos e representantes do Centro Social Mali Martin, Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, Escola Estadual São João Batista e do Centro de Atendimento Sócio Infantil (CASI).

Com o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, o encontro teve como finalidade debater, formar e originar diretrizes para concepção, implementação e fortalecimento dos conselhos de direitos da criança e adolescente do município itamarandibano. Como explicou a Presidente do CMDCA/Itamarandiba, Sra. Maria do Socorro. “A construção coletiva das ações nacionais de mobilização, implementação e monitoramento à cerca do tema debatido impulsiona um processo que tem por objetivo articular os atores do sistema que garanta a efetivação dos direitos humanos.”.

Para ministrar a palestra em conformidade ao tema proposto, os organizadores do evento convidaram a Coordenadora da Casa de Direitos Humanos do Governo de Minas Gerais, Sra. Ana Carolina Gusmão. Durante suas considerações ela falou, dentre outras coisas, sobre a erradicação da pobreza e combate à fome, redução da mortalidade infantil e materna, ampliação do acesso ao ensino médio, atendimento de crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, redução das desigualdades regionais, ações de combate às violações de direitos humanos, acesso a defensoria pública, ministério público e ao poder judiciário.

Visando sensibilizar e mobilizar a sociedade na defesa do Estatuto da Criança e Adolescentes, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itamarandiba teve 05 eixos que serviram de base para discussão; sendo eles: Promoção dos Direitos; Proteção e Defesa dos Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos; e por fim, Gestão da Política nos Três Níveis de Governo.

Ainda, dentro das atividades propostas no encontro, houve, por parte do CMDCA, a escolha dos delegados que representarão o município de Itamarandiba na conferência estadual.

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeFestas & EventosCarnaval Itamarandiba 2014 ACODEF FOLIA