Em parceria com as secretarias municipais de Educação de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, Aperam promoveu Workshop com debates sobre Base Nacional Comum Curricular

Set 17, 2018 Escrito por 
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Cerca de 1,2 mil educadores do Vale do Jequitinhonha participaram do “Workshop BNCC na Prática”, cujo tema foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais da Educação Básica. Os encontros foram realizados de terça a quinta-feira (11 a 13/09), nos municípios de Itamarandiba, Minas Novas e Turmalina, com a presença também de educadores de Veredinha.

O Workshop integra as ações do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam South América, por meio da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o “Workshop BNCC na Prática” teve  como  objetivo ampliar o debate acerca das inovações  a serem implementadas pelas unidadesdeensino.“ABaseiránortearoscurrículosepropostaspedagógicasdasescolasdetodoopaís.

Para que as escolas da nossa região possam se adequar às exigências da legislação, este Workshop visou fornecer respaldo teórico com estratégias e metodologias, a partir dos estudos mais recentes sobre as contribuições que a normativa traz”, explica Venilson Vitorino.

Conhecimento compartilhado

A programação dos três encontros do “Workshop BNCC na Prática” contou com a palestra da psicopedagoga e psicanalista Marli Andrade, sobre o tema “Contextualização e impactos da BNCC  nas políticas educacionais de regionalização”. Também palestrante nos encontros de Itamarandiba, Minas Novas e Veredinha, o administrador, gestor de projetos e coordenador do Projeto “Criança que lê”, Paulo Henrique Silva proferiu a Palestra sobre “Organização e gestão de equipes para implementação daBNCC”.

Durante o Workshop, os palestrantes compartilharam experiências do “Programa de Educação Psicossocial, Motora, Alfabetizadora”, criado por Marli Andrade, com a coautoria de Paulo Henrique.

Para a secretária municipal de Educação de Veredinha, Luzia Osana Machado Santos, o "Workshop BNCC na Prática" foi esclarecedor para os educadores. "Nosso município precisa adequar o currículo das unidades de ensino ao da rede estadual. E as palestras nos deram embasamento sobre como podemos fazer”, contou Luzia.

“E mais: mesmo com experiência, reconhecemos que cometemos erros na forma de ensinar. Durante o Workshop, encontramos caminhos que vão facilitar as práticas de ensino no processo de aprendizagem dos educandos. A partir de agora, cada professor tem mecanismos para criar suas estratégias e colocá-las em prática em sala de aula", destacou a secretária municipal.

Propósitos do BNCC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996),   aBaseestabelececonhecimentos,competênciasehabilidadesqueseesperaquetodosos

estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos  e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática einclusiva.

 

Redação

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