Educação em Itamarandiba é destaque no IDEB 2013

Set 30, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

E. E. Coronel Jonas Câmara chega a pontuar 8,1

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é um instrumento que avalia a qualidade da educação oferecida aos alunos em todo o país. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Na Prova Brasil, os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio realizam uma avaliação de Língua Portuguesa e de Matemática. Desse modo, o Ideb divulga o panorama da educação brasileira e estabelece metas objetivas para as escolas públicas do país.

A meta do Ministério da Educação é que todas as escolas obtenham nota 6,0 – a média da OCDE (organização que reúne países da Europa e dos Estados Unidos), em uma escala de 0 a 10, até o ano de 2021. A primeira edição da Prova Brasil foi em 2005 e, desde então, as escolas da rede pública de Itamarandiba têm sido avaliadas e o resultado da última edição, ocorrida no ano passado, já foi divulgado.

Tendo em vista a meta de 6 pontos previstos pelo Ministério da Educação, as escolas de Itamarandiba que já alcançaram esse número, no 5º ano do Ensino Fundamental, segundo o site do Inep, foram:

• E. E. Coronel Jonas Câmara – 8.1
• E. E. Betina Gomes – 7.2
• E. M. Criança Feliz – 6.7
• E. E. Padre João Afonso – 6.5
• E. E. Mestre João Silvério – 6.3
• E. M. Gente Pequena – 6.3
• E. M. Ursinhos Carinhosos – 6.1

Com relação ao 9º ano do Ensino Fundamental, a E. E. Coronel Jonas Câmara foi a que superou a média projetada pelo governo, segundo o site do Inep, com pontuação 6.3.

Segundo a equipe pedagógica da E.E.C.J.C, “Esse resultado é fruto de vários fatores: temos uma proposta pedagógica bem consolidada que foi elaborada pelo serviço de supervisão pedagógica, a qual tem como fio condutor o trabalho com a leitura e a contextualização dos conteúdos. Tal proposta foi incorporada pelos professores, agentes transformadores, com envolvimento e compromisso que a executam com brilhantismo em sala de aula. A cada ano, a equipe procura fazer uma análise dos resultados obtidos visando a aprendizagem dos alunos, a melhoria do trabalho a ser desenvolvido e a superação das metas elegidas pelos órgãos responsáveis pelas avaliações externas.”

A equipe reitera que “Outro aspecto importante é a interlocução que a escola tem junto aos pais de seus alunos, que participam das reuniões, que comparecem à escola sempre que solicitados e têm, de fato, firmado uma parceria sólida com a instituição. Os alunos do 5º e 9º anos que realizam a prova também dão sua rica contribuição por estarem presentes nos dias da avaliação e de realizarem as provas com empenho e compromisso.”

É importante ressaltar ainda que, embora algumas escolas não tenham obtido pontuação 6, elas tiveram uma progressão considerável em sua nota, reforçando ainda mais o compromisso dos professores, direção, supervisão e família com a educação em nossa cidade.

Para maiores informações a respeito do IDEB, acesse o site do Ministério da Educação: http://ideb.inep.gov.br/.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducação