Imprimir esta página

APAC Itamarandiba encontra-se em pleno funcionamento oferecendo oportunidade de ressocialização

Jan 30, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) da Comarca de Itamarandiba é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à recuperação e reintegração social do condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade.

A APAC foi criada no ano de 2007, porém a construção da sede da associação iniciou em 2011, hoje encontra-se murada e em fase de instalação da oficina de fabricação de blocos e construção do Centro de Reintegração Social, 1° Módulo, que irá abrigar os recuperados do regime semiaberto.
O trabalho da associação dispõe de método de valorização humana, vinculado à assistência física, espiritual e, dentre outras, jurídica, com a prestação ao condenado, denominado recuperado, de cursos escolares, profissionais e atividades variadas, evitando a sua ociosidade e lhe oferecendo condições de se ressocializar.
As vagas destinam-se aos recuperados residentes na Comarca de Itamarandiba, após comprovado seu bom comportamento, é o caso de Vagner que está aprendendo a função de pedreiro e após o cumprimento da pena poderá exercer a função trabalhando com dignidade e honestidade. “É muito importante a APAC, a pouco mais de dois meses estou trabalhando e aprendendo a profissão de pedreiro. Fui condenado por tráfico de drogas a 9 anos e 4 meses, minha expectativa quando sair é mudar de vida”, disse Vagner Guimarães. No momento, seis detentos trabalham no local das 08hs às 18hs.
Atualmente, o Presidente da APAC – Sr. Vicente Antônio J. Fernandes e o Juiz da Comarca de Itamarandiba – Dr. Eduardo Álvares de Oliveira estão à frente da coordenação, juntamente com uma equipe composta por várias pessoas de diversas esferas da sociedade.


METODOLOGIA E OBJETIVO
A metodologia da APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e desenvolvimento da família do recuperando.
O objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, mas sem perder os fins preventivos da pena. Seu propósito é proteger a sociedade, promover a justiça, socorrer a vítima e evitar a reincidência no crime através da efetiva ressocialização do recuperando.
FILOSOFIA: RECUPERANDO AJUDANDO RECUPERANDO
O ser humano nasceu para viver em comunidade. Por essa razão, existe a imperiosa necessidade do recuperando ajudar o outro recuperando em tudo que for possível, para que o respeito se estabeleça, com a promoção da harmonia do ambiente.
A vítima e seus familiares também necessitam receber assistência da APAC. Devem ser ajudados em suas necessidades materiais, espirituais, e dentre outras, psicologias. Buscar-se á a reconciliação entre o agressor e o ofendido, de modo a romper, através da solidariedade, a cadeia do ódio e da violência.
Por fim, visa a reflexão na sociedade de que o crime ocorre em seio e de que possui responsabilidade pela recuperação do infrator.
CONCLUSÃO
A APAC é tudo isto e muito mais, mas precisa, para prosperar, do envolvimento e participação de toda sociedade.
Informe-se sobre a APAC. Seja voluntário e PATICIPE.
“Não basta deixar de praticar o mal, é preciso fazer o bem”
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação