Imprimir esta página

“João Bota”, de Itamarandiba, produz sua primeira viola caipira, feita em casa, artesanalmente

Abr 03, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

João Guimarães Vasconcelos, mais conhecido como João Bota, é natural de Coluna e reside em Itamarandiba há 25 anos. Com 45 anos de idade, é casado há 4 anos, pai de 3 filhos, sendo dois rapazes de 22 e 24 anos e uma moça de 19 anos, e trabalha na empresa APERAM.

Apaixonado pela viola caipira, João Bota vem ganhando destaque no cenário municipal por confeccionar a sua primeira viola artesanal em casa.

Há muitos anos, pelo gosto que sempre teve pelos instrumentos musicais, João já fazia alguns reparos em violões e aos poucos foi adquirindo mais prática e passou para os serviços com violas. Sempre com o incentivo da família e dos amigos, foi aperfeiçoando seu dom, até chegar ao ponto de confeccionar uma viola inteira, artesanalmente.

Hoje, João possui uma viola confeccionada por ele, usando a madeira de jacarandá, o cedro, com o braço de tamburi. Os trastes e o tensor foram encomendados pela internet e as cordas adquiridas no próprio município. A viola levou cerca de 5 meses para ser confeccionada, sendo feita em suas horas vagas.

Para João, a viola é um dos mais belos instrumentos musicais, sendo verdadeiro símbolo da cultura brasileira, mantendo viva história da arte popular em nosso país.

Quem quiser encomendar sua própria viola artesanal, deverá entrar em contato pelo telefone: 38 999879663. “Agradeço a todos pelo apoio e incentivo ao meu trabalho! Que Deus abençoe a todos!” Disse João.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação