Empreendedor e poeta nas horas vagas

Mar 05, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

...

O comerciante Evanildo sempre foi um grande apreciador e incentivador das artes, sobretudo da poesia

 

Evanildo Antônio Coelho, natural de Diamantina, mudou-se para Itamarandiba em 2001, implantando a DaAz Papelaria. É um grande apreciador e incentivador das artes, e apresenta agora para o Jornal O Vale Hoje, um pouco da sua história e poesias.

O empresário é casado com Shirley Coelho, pai de 2 filhos, Vinícius e Walter. Foi através do pai Walter Antônio Coelho, que espelhou-se e teve grande incentivo à leitura. Além disso, a cidade de Diamantina, devido ao ar cultural que todo o município respira, foi a grande inspiração para começar a arte da poesia.

A poetisa diamantinense Beth Guedes, integrante da Academia de Letras de Artes de Diamantina – ALAD e autora dos livros de poesias: Viver é isso e algo mais (1987) – A Pá(lavra) (1999) – A leveza da vida em versos. (2013), é uma das fundadoras e, integrante do Grupo de Incentivo ao Escritor Diamantinense – GIED, movimento literário que eclodiu em Diamantina-MG, na década de 1980, cujo objetivo é oportunizar ao escritor e poeta divulgar a sua obra possibilitando o acesso ao público. Neste contexto, na década de 1990, teve a oportunidade de conhecer e maravilhar-se com o trabalho do poeta diamantinense: Evanildo Antônio Coelho.

“Deparei-me com várias poesias cujos temas eram diversificados, porém inertes no escuro da gaveta, ou seja, o dom da escrita latente na obra poética era desconhecido dos leitores. Assim, o convidei para participar do GIED, ao qual o poeta foi integrante da diretoria, sendo bastante atuante. Através de exposições, divulgações de poesias em programa de rádio local, antologias e saraus, a obra poética de Evanildo Antônio Coelho, repleta de lirismo, encantou os leitores e contribuiu sobremaneira para o enriquecimento da cultura poética de Diamantina e região. Que o poeta tenha a oportunidade de divulgar a sua obra na poética cidade de Itamarandiba-MG.”,disse Beth Guedes.

 

“... se estamos vivos e percebemos o belo, apesar do mundo capitalista, há em nós algo especial. Se deixarmos fluir nossos mais profundos desejos, não precisamos ser mestres de coisa alguma pra termos o direito de expor nossos sentimentos e anseios. A simplicidade está em tudo, é verdadeira e nela encontramos a riqueza do belo. Sendo assim, é só transpor nosso eu mais puro num pedaço de papel, tronco de uma árvore ou até mesmo na areia do mar, que mesmo sendo lavada em segundos pela água, haverá a beleza e a ternura de uma poesia. Moro em Itamarandiba há 14 anos, e me instalei como comerciante de papelaria, onde sempre presenciei o reclame interno de um cliente, lembrando que antes de tudo temos um lema, você em primeiro lugar. Amo Itamarandiba, mas meu coração fica em Diamantina, minha cidade natal, cidade de histórias e estórias, e de eternas amizades, onde o pensamento e o coração não me deixam esquecê-los. Amo minha família e tudo que faço. A poesia é o complemento e a consequência do que vivo e vivencio. Meu passado é simples, mas o legado que carrego das tradições e sensibilidade ao que acontece à minha volta, me faz o homem que sou hoje. Agradeço à minha esposa, Shirley, aos meus filhos Vinícius e Walter, e aos meus amigos que graças a Deus são extensos.”,disse Evanildo Coelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manifesto de uma inspiração

 

Não precisaria aqui descrever o teu sorriso...

Pelos deuses! Não entenda incertas minhas palavras,

Pois estas não possuem segundas intenções.

Sou assim, quando vejo o belo ou mesmo um mistério,

Os descrevo deste modo.

Mas o teu sorriso!

O teu sorriso é poesia nua,

É encanto em qualquer canto,

É suavidade por dissabores de outrora,

É desejo e também calma pura.

Saiba que mero pensador sou eu,

Não desejo filosofar!

Mas acredito convicto que numa certa época

Não soube alguém perceber esta “tua forma”

Puramente doce... Fascinante...

Há o dia nacional da mulher.

Há o dia internacional da mulher.

Porém, Não há sorriso como o teu

E nesta situação

Não há manifesto igual ao meu.

 

Evanildo Coelho

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeBelezas da TerraMaria Luiza é a capa do Jornal O Vale Hoje e veste looks exclusivos da Ravik Boutique