Conheça a história de Zé Cocada, artista popular de Carbonita, Minas Gerais

Mar 31, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

José de Jesus Morais conhecido popularmente por Zé Cocada é filho de Augusto Pereira de Morais e Tereza Martins de Morais. Natural de Carbonita, teve uma infância difícil, perdeu seu pai em 1984, quando tinha apenas nove anos de idade. Seu pai era organizador do grupo de folia de Reis de Carbonita, que se apresentava em todo o município. Mas sua maior tristeza é não ter tido a oportunidade de aprender sobre isso com seu pai.

Nos meados de 96 e 97, cantou pela primeira vez em um show de calouros em Carbonita, ficando em 1º lugar, o que o motivou a procurar os instrumentos que pertenciam a seu pai. No ano de 2000 foi agraciado com a posse dos instrumentos “violão e viola” que eram de seu pai. Com essa aquisição, iniciava uma nova etapa na vida de Zé Cocada.

Zé começou a tocar e cantar e, com a ajuda de amigos, em pouco tempo formou a dupla César e Cocada, cantando músicas sertanejas e forró. Nessa época já demonstrava uma certa habilidade com os instrumentos. No entanto, a dupla se desfez, pois seu companheiro Cesar precisou se mudar para BH, por motivo de trabalho. Cocada continuou seu aprendizado e se apresentava sozinho, fazendo voz e violão.

Ainda em 2000, juntamente com Zé da Luz, o famoso Caçulinha e com Fábio Coimbra, formaram a Banda Forró Legal, deslanchando como vocalista e compositor. Esse trabalho durou por treze anos, se apresentavam em todas as regiões, sendo que aquilo que deveria ser cansativo passou a ser prazeroso e tomou forma. Com o tempo, a Banda também se findou e Zé Cocada começou a fazer show solo.

No decorrer desta trajetória, participou de vários festivais, sendo premiado em todos eles, frisando sempre a noite literária do festivale de Araçuaí que lhe rendeu o 3º lugar,assim como a publicação do seu poema no livro do festivale. Recentemente conquistou o 4º lugar no festival de música inédita, promovido pelo instituto Viola dos Gerais, em parceria com Inter Tv Grande Minas, com a música de sua autoria ‘Lamento Sertanejo’.

Atualmente, Zé desenvolve um projeto chamado Risos e Viola, de sua autoria, que é um resgate à musica Sertanejo Raiz e aos contadores de causos. Além de fazer shows com o Nome artístico Zé Cocada & Cia, tem o prazer de cantar ao seu lado sua filha Tayná, que o acompanha desde os cinco anos de idade e também o amigo, sobrinho e irmão “Fábio Patrício” conforme descrito por Cocada.

Ainda, recentemente retomou a trabalho com a Banda Forró Legal, juntamente com o Zé da Luz e Fábio Patrício. Segundo Zé Cocada, a música mudou sua vida e o ensinou a ser uma pessoa melhor, mais perceptiva. Diz ainda ser muito grato a cada um dos aqui mencionados, por fazerem parte de sua vida e terem contribuído com seu aprendizado.

Conheça o trabalho pelo youtube Zé Cocada voz, viola e violão.

Instagram Zc viola “ Zé Cocada”

Facebook  Ze Cocada

Contato para shows: 038 9 9947 1369.

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeBelezas da TerraConheça a história de Zé Cocada, artista popular de Carbonita, Minas Gerais