339 anos de história: O melhor de Itamarandiba é o seu povo

Jun 24, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O dia 24 de junho, além de ser o dia de São João, é o dia em que Itamarandiba comemora seu aniversário. Neste ano, o município chega aos seus 339 anos. No entanto, não gostaríamos de ressaltar nesta matéria aspectos puramente físicos como vegetação, clima ou pontos turísticos; mas a gente desta terra: os Itamarandibanos. Assim mesmo, com inicial maiúscula, pois são os que chamam carinhosamente de “Ita” a Cidade Solidária do Brasil.

E a cidade não existe sozinha, ela existe pelo e para seu povo. Povo solidário que, juntos, fazem o melhor evento de Rodeio da região; cidadãos que se reúnem para curtirem o balancê de belas quadrilhas. Os mesmos que se juntam em torno de ideais religiosos são aqueles que se consagram no esporte, nas artes plásticas, na música, na educação, na culinária. 


Seja no envolvimento com o teatro ou na folia do carnaval, na visitinha sagrada ao mercado no dia de sábado, o povo de Ita sempre tem um tempinho para convidar o próximo a tomar aquele golinho de café e comer um pecinho de queijo.

Há ainda os que ficam na janela de casa vendo o movimento da rua e não resistem a fazer o convite sempre amigável: “Vamos entrar?” 

Itamarandiba é feita pelas mãos calejadas que constroem grandes edifícios na cidade e são as mesmas que pintam as ruas para dar força à seleção brasileira na Copa do Mundo 2014, e as mesmas que se estendem em um gesto generoso de doação de sangue. Doam sangue, doam amor, doam amizade. Ou doam-se em causas especiais... seja na luta contra a dengue ou na luta contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes... Ao mesmo tempo em que travam essa guerra amarga, trazem a doçura na delicadeza do mel e dos doces maravilhosos produzido no município com grande qualidade e minúcia. E, quando não são pacientes, são fortes para atravessar quadras em campeonatos esportivos, são fortes para subirem os morros com carrinhos de feixes de lenha e são fortes para superarem as adversidades da vida, muitas vezes, celebrando a fé que têm no coração.

Sim, um coração generoso! Uma das virtudes do povo Itamarandibano. O povo que contribui para o sucesso de projetos sociais e a dignidade do próximo fazendo doações de alimentos ou campanhas de agasalhos. E, mesmo com todo esse frio, têm a alma aquecida pelo amor à sua cidade. 

Nesse 24 de junho, o parabéns é pra você, Itamarandibano. Porque a essência de uma cidade não está no que, mas em quem a compõe. 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeBelezas da Terra339 anos de história: O melhor de Itamarandiba é o seu povo